BLOG: O QUE Ă O SETOR DE LOGĂSTICA DE UMA EMPRESA?
O processo logĂstico Ă© fundamental para o bom andamento de qualquer negĂłcio.
Independentemente de vocĂȘ ter experiĂȘncia em varejo ou ter trabalhado no ramo, Ă©
essencial entender o papel que esse setor desempenha e como ele influencia em
todas as outras ĂĄreas de uma empresa. Quer saber mais? Ă sĂł continuar lendo o
artigo!
LogĂstica: uma atuação essencial em qualquer empresa
Se vocĂȘ passar pela ĂĄrea logĂstica de uma empresa provavelmente verĂĄ pessoas lidando com planilhas de Excel avançadas, plataformas de controle de estoque e negociaçÔes com fornecedores. SĂŁo muitos nĂșmeros e Ăndices de qualidade para se analisar!
Mas, efetivamente, o que a ĂĄrea faz? Para entender melhor o dia a dia deles, pense nas situaçÔes que coloco aqui. Se nĂŁo hĂĄ quem compre e controle a matĂ©ria-prima necessĂĄria para a produção de um item, Ă© impossĂvel produzir os produtos e materiais que a empresa oferta ao mercado. E se nĂŁo hĂĄ quem cuide da distribuição e transporte, nĂŁo hĂĄ como o produto chegar Ă fĂĄbrica, Ă loja ou Ă casa do consumidor. AlĂ©m disso, imagine se um cliente ficar sem o produto final, porque o transporte nĂŁo foi programado corretamente. E imagine se um produto jamais for entregue, simplesmente por nĂŁo ter o material certo para ser produzido. Todos esses problemas podem ser evitados com o planejamento da logĂstica.
A ĂĄrea de logĂstica, portanto, Ă© o coração da organização. Trata-se de uma ĂĄrea responsĂĄvel por gerir e administrar todos os recursos da empresa, o que inclui os processos de produção, controle e distribuição. Este conceito surgiu durante a guerra, Ă©poca em que alguns militares eram responsĂĄveis por armazenar e distribuir os equipamentos e recursos que seriam usados nos campos de batalha.
Com o tempo, este ofĂcio foi aprimorado e passou a fazer parte do dia a dia de grandes empresas como o departamento encarregado de organizar estoques, controlar entradas e saĂdas, gerir compras, direcionar todos os materiais e garantir o transporte das mercadorias para o local certo na hora certa na quantidade certa e no menor custo possĂvel. NĂŁo Ă© um cotidiano fĂĄcil, mas Ă© gratificante
saber que depois de tanto planejamento e planos de ação, os processos estĂŁo funcionando corretamente. Quando executado com primor, este processo faz com que a empresa reduza seus gastos e controle os recursos disponĂveis nos depĂłsitos.
Etapas do Processo LogĂstico
Agora que vocĂȘ jĂĄ sabe o que Ă© um processo logĂstico e entende a sua importĂąncia Ă© hora de aprofundar seu conhecimento. EntĂŁo, veremos quais sĂŁo as etapas que completam essa ĂĄrea. Confira abaixo!
Administração de materiais e recursos:
Esse passo consiste na realização de um levantamento preciso e detalhado das necessidades de cada ĂĄrea da empresa. SĂŁo informaçÔes preciosas que reĂșnem tudo o que serĂĄ necessĂĄrio para que a produção seja feita e distribuĂda ao mercado. Ă fundamental que a ĂĄrea observe o controle do estoque, pois este deve estar devidamente organizado e preenchido de acordo com as demandas que surgirem, de modo que nĂŁo faltem ou sobrem produtos.
Armazenamento:
Esse ponto do trabalho se refere aos mĂ©todos e tĂ©cnicas de proteção, conservação e controle de todos os produtos disponĂveis em estoque para uma possĂvel distribuição. Depois de prontos, os produtos e mercadorias ficam guardados nos chamados centros de distribuição atĂ© serem transportados para os compradores e compartilhados no mercado.
Distribuição:
Esta etapa nĂŁo estĂĄ relacionada apenas ao transporte dos produtos finais, mas aos mĂ©todos, sistemas e equipamentos utilizados para o escoamento de todos os pedidos ou materiais produzidos ao mercado, alĂ©m dos prazos de saĂda e entrega das mercadorias para o consumidor.
Administração de compras:
Esse passo se refere a tudo o que serå preciso comprar para que os materiais sejam produzidos de forma efetiva e no tempo determinado. Isso inclui a escolha dos melhores fornecedores, tipos de matéria-prima, quantidades, orçamentos e preços. Aqui é preciso que a årea se organize para muitas reuniÔes e ligaçÔes telefÎnicas de negociação.
Transporte:
Esta fase se refere à escolha do meio de transporte ideal para a distribuição das mercadorias, dos profissionais responsåveis, dos equipamentos necessårios, do controle e prazos de entrega. Tudo deve ser entregue de forma segura e com total qualidade que o consumidor almeja.
Com organização, conhecimento, planejamento, tecnologia e foco nas boas prĂĄticas, gestores conseguem erguer o setor de logĂstica de suas empresas para outro patamar, reduzir custos e operar com muita eficiĂȘncia.
VocĂȘ faz ou jĂĄ fez parte da logĂstica? Ou jĂĄ acompanhou um processo logĂstico?
Escreva nos comentårios suas observaçÔes!
Suas dĂșvidas foram esclarecidas com esse artigo? Quer continuar acompanhando nossos posts e recebendo nossas dicas?
EntĂŁo assine nossa newsletter agora mesmo e fique por dentro de todas as novidades!
Baixe o [E-BOOK] SOLUĂĂES LOGĂSTICAS: TUDO QUE VOCĂ PRECISA SABER.