Rua Philip Leiner, 320 - Cotia - SP

BLOG: O QUE FAZER PARA MELHORAR A LOGÍSTICA DA SUA EMPRESA?

O QUE FAZER PARA MELHORAR A LOGÍSTICA DA SUA EMPRESA?

A demanda pela melhoria nos processos logísticos cresce mais e mais entre as empresas. É preciso reduzir custos e oferecer um atendimento mais qualitativo ao cliente. Todas as estratégias e ferramentas que puderem ser usadas na conquista de processos mais eficientes são válidas.

Confira 5 formas de melhorar a logística da empresa e comece a aplicá-las em seu negócio!

1.   Faça parcerias com bons fornecedores

Essa é uma etapa importante para quem busca melhorar a logística da empresa. É necessário selecionar com cuidado seus fornecedores, pois são eles que vão fornecer os insumos para suas vendas.

Fornecedores que não entregam as mercadorias dentro do prazo acabam prejudicando a empresa, que fica sem mercadorias suficientes para atender a demanda dos clientes. Considere também as opções de pagamento e os descontos oferecidos, bem como a qualidade dos produtos que eles vendem.

2.   Monitore corretamente seu estoque

Manter o estoque em equilíbrio é uma forma de reduzir custos e suprir as necessidades dos consumidores. É preciso saber o momento exato de comprar novos produtos, evitando que eles fiquem estocados por muito tempo, percam a validade ou corram riscos de danos.

Cada item deve ter seu próprio ponto de pedido, ou seja, ao atingir determinada quantidade mínima, um novo pedido deve ser feito para evitar que o item venha a faltar. Considere, ao calcular o ponto de pedido, o tempo que é gasto até a entrega do produto pelo fornecedor.

Estoques cheios demais ou escassos são duas coisas que atentam contra os princípios da Logística Enxuta.

No caso de excesso de estoque temos riscos de avarias, tornar produtos obsoletos(fora da validade ou mudança de campanhas) e custos financeiros, devido a seguros e capital investido.

Ao ocorrer escassez de produtos, pode ter perda de pedido por falta de material ou parada de linha de produção.

3.   Gerencie os riscos

O gerenciamento de riscos envolve uma série de variáveis que podem impactar de forma negativa na logística. Uma delas pode ser o atraso no fornecimento. Outra pode ser um veículo de entrega quebrado. Problemas nos processos internos também podem atrapalhar a logística da empresa.

Enfim, é preciso considerar os imprevistos e os riscos previsíveis e preparar-se para eles. Mantenha sempre planos alternativos, soluções para colocar em prática quando as coisas não saírem como o esperado. O gestor previdente antecipa-se aos problemas, mantendo sempre, dentro do possível, controle sobre a situação.

4.   Use a tecnologia a seu favor

Os gestores necessitam de ferramentas digitais para otimizar sua gestão e melhorar a logística da empresa. Assim, é importante usar softwares apropriados, como ERP, WMS, TMS além de equipamentos e máquinas desenvolvidos para facilitar as etapas de armazenamento e transporte, sobretudo a fim de monitorar o trajeto dos veículos e a entrega das mercadorias.

A empresa pode, inclusive, dispor de módulos de ERP voltados especificamente para as vendas e estoque, buscando integrar ao máximo esses dois setores.

5. Terceirize a Logística da sua Empresa

Atualmente, muitas empresas, principalmente as de grande porte, recorrem à terceirização a fim de reduzir custos e agilizar processos logísticos. É possível terceirizar, por exemplo, etapas como a armazenagem e a distribuição dos produtos.

Procurar um bom operador logístico para fazer a logística da sua empresa, por exemplo, é uma estratégia eficiente para otimizar a gestão logística, evitando custos e encargos com funcionários e com veículos próprios (que também precisam de espaço).

Quando se terceiriza os serviços de logística, os custos só acontecem conforme as demandas vão aparecendo e é possível recorrer a serviços especiais, como de carga fracionada, que permitem que a empresa utilize somente um espaço do caminhão para a entrega de um lote menor, ou seja, transformando os custos fixos da operação logística em custos variáveis.

Terceirizando a logística, ganha a empresa e ganha o cliente, que recebe sua encomenda dentro do prazo e no menor custo possível.

O que você tem feito para melhorar a logística da empresa? Aplica alguma das dicas acima? Já terceiriza os serviços de logística? Deixe o seu comentário.

Suas dúvidas foram esclarecidas com esse artigo? Quer continuar acompanhando nossos posts e recebendo nossas dicas? Então assine a nossa newsletter agora mesmo e fique por dentro de todas as novidades!

Baixe o [E-BOOK] SOLUÇÕES LOGÍSTICAS: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER.

                                                                                  

Gostou? compartilhe!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial COTLOG www.cotlog.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×