BLOG: OPERADOR LOGÍSTICO: O QUE FAZ?
Confira o que faz um operador logístico
O Operador Logístico longe do que se pensa, não é uma profissão ou algo relacionado apenas a logística. Esse termo refere-se a um tipo de empresa prestadora de serviços logísticos, que gerencia e executa todas ou parte das atividades logísticas, nas várias fases de abastecimento da cadeia de seus clientes, contribuindo para agregar valor aos produtos deles, e que tenha estrutura e competência para atuar simultaneamente em três quesitos básicos, os quais são:
Controle de Estoque (recebimento, estoque)
Armazenagem e Distribuição
Gestão de Transportes (movimentação, expedição dos materiais)
Em termos estratégicos um Operador Logístico pode ser de grande utilidade, por exemplo, para empresas que definem em seu planejamento, comercializar produtos, mas, optam por manter apenas um escritório administrativo próprio e terceirizam as atividades de armazenagem, movimentação e entrega de seus produtos até o cliente final através de uma empresa especializada com know how e investimento voltado à essas atividades.
O Operador Logístico também é responsável pelo fluxo logístico, mesmo que essa atividade seja exercida pela própria empresa, pelo cliente ou por terceiros, ele deve dar toda a continuidade ao trabalho.
Dentro do Segmento, o Operador Logístico pode ofertar os seguintes serviços:
Transporte, e serviço de auxílio no transporte;
Armazenagem e Distribuição;
Manipulação de Produtos, embalagem e identificação;
Operações comerciais, como recebimento e tratamento de pedidos;
Serviços informacionais, como administração de estoques, rastreamento de veículos;
Consultoria em Engenharia e administração Logística;
Os operadores Logisticos também podem fornecer suportes físicos e infra estrutura tais como:
Caminhões
Armazéns
Serviços de mão de obra e gestão
Serviços Específicos:
Gestão de inventário
Preparação para Produção
Planejamento estratégico da distribuição
Aquisição de Locais
Disposição de Armazéns
Os Operadores Logísticos podem ser classificados em:
Prestadores de serviços básicos:
Oferecem serviços básicos como transporte, armazenagem, embalagem, com baixo grau de complexidade.
Prestadores de serviços de administração:
Maior complexidade na oferta de serviços com base em recursos humanos como consultorias em logística, fornecedores de sistemas do gerenciamento de estoques, gestão empresarial, assessoria aduaneira.
Prestador de serviços híbrido:
Representado pelos grandes Operadores Logísticos que administram todo o processo logístico, além de oferecer serviços físicos. Esses são combinados de forma a atender às necessidades dos clientes.
Os Operadores Logísticos são agregadores de valor para seus clientes, trazendo a eficácia do serviço, atualização de informações e entrega dentro do prazo estipulado, fazendo a gestão de cada cliente de forma individual para que todo a demanda seja executada.
A principal razão pela qual as empresas procuram um operador logístico é que o mercado atual demanda uma competitividade muito maior do que antigamente, nos dias de hoje as empresas precisam ofertar mais produtos por um valor cada vez menor de frete, o que pode ser um verdadeiro desafio se formos pensar em termos de logística.
Solicite uma reunião com um de nossos consultores da CotLog e conheça nossos diferenciais!
Suas dúvidas foram esclarecidas com esse artigo? Quer continuar acompanhando nossos posts e recebendo nossas dicas? Então assine a nossa newsletter agora mesmo e fique por dentro de todas as novidades!