Rua Philip Leiner, 320 - Cotia - SP

BLOG: A IMPORTÂNCIA DO PROFISSIONAL DE LOGÍSTICA

A IMPORTÂNCIA DO PROFISSIONAL DE LOGÍSTICA

Ao analisarmos o setor de forma crítica podemos dizer que o profissional de logística que é quem estuda, quem se esforça e pesquisa sobre a área, quem está ligado aos assuntos e sabe da importância da área para a econômia e para as empresas, esse profissional está livre dos problemas relatados e é a salvação dentre todos os seres humanos certo? Errado!

DO PROFISSIONAL DE LOGÍSTICA


Todos os profissionais de logística tem muito ainda a aprender, inclusive os que já tem curso superior e pós na área, não é porque a pessoa foi aluno de logística que ele entende toda a importância da área e conhece todas as ferramentas, a área de logística é muito ampla e complexa e as vezes os próprios profissionais da área estragam ela, alguns fatores são importantes de ser destacados, no artigo da revista logweb (Profissionais de logística: bem preparados e capazes de “enxergar” a empresa como um todo, 2013) durante a leitura desde o título até o final praticamente, existem elogios elouquentes ao profissional de logística, mas o curioso neste artigo é que os profissionais que ele cita não são os recém formados, os iniciantes, nele Mauro Vivacqua de Chermont, sócio-gerente da Chermont Engenharia e Consultoria fala do perfil do profissional “O perfil do profissional de logística atual é conhecido: nível superior, experiência de alguns anos na área, pelo menos conhecimentos básicos de inglês, etc.” e eles nem estudam logística ao que parece “não há uma formação básica específica, mas o profissional de logística de hoje é formado, principalmente, em administração e engenharia”.

Que fique claro que este artigo não está criticando ou tomando partido dos dizeres da revista logweb, mas sim o que precisa ser entendido é se o profissional geralmente vem de administração e engenharia, por quê estudar logística se não é para ser profissional na área?

O CURSO DE LOGÍSTICA

Como mencionado acima, o perfil que as empresas tem escolhido de profissionais de logística em sua maioria tem formação em administração e engenharia, então
deveríamos acabar com o curso superior em logística? Não! Os cursos de logística quando bem estruturados, tratam de práticas operacionais a nível
técnico, de práticas operacionais e de gestão a nível superior, e de práticas de gestão a níveis estratégicos em pós graduações e MBA , com práticas retiradas de países da Europa e dos Estados Unidos que é uma das maiores referências na área e aqui no Brasil, tem sido acessível ultimamente para quem busca uma formação profissional, é barato e tem curta duração, em dois anos a pessoa está formada, mas estaria ela preparada? Segundo (Profissionais de logística: bem preparados e capazes de “enxergar” a empresa como um todo.) “ os profissionais de logística têm sido vítimas de uma formação precária e que carecem de maior e melhor base acadêmica”, não é comum um profissional de logística não saber analisar um DRE ou fazer trade-offs vantajosos por não enxergar a cadeia de suprimentos como um todo, também foi possível durante este  artigo dialogar com profissionais da área alguns em formação e outros já formados que não sabem para que se usa ou o que é um caminhão Sider ou a diferença para utilização de uma empilhadeira elétrica ou de uma empilhadeira a gás, alguns não conhecem procedimentos como o manifesto de tranporte, ou uma operação de carga aérea. E vale a pena lembrar, que se fala muito de modais de transporte nos cursos, mas a forma operacional deles ainda é muito vaga, como os limites de peso que um avião leva, os horários de corte de um aeroporto, a malha aérea, problemas fiscais de icms em barreiras estaduais, como é a operação férrea, como funciona a operação de cabotagem, como é feito o transbordo de contêineres, o que são Incoterms? Qual a lógica por trás dos sistemas de informação? E as cargas perigosas? E a ergonomia?

Outro ponto que é fraco nos cursos é a parte de Lean em logística, muito pouco se fala dos modelos de abastecimento de linhas de produção, se fala em just in time, mas como ele é feito? O que é ganho com isso? O que são tempos e metros dentro de produção? O que é o NVAA?
O curso de logística não cabe em 2 anos, não há conta que se faça que consiga colocar todos estes temas que o profissional lida diariamente dentro de um tecnólogo, se ele tivesse mais matérias, mais carga horária, poderia ser menos comercial mas muito mais valorizado pelas empresas, e os profissionais saíriam muito mais capacitados das faculdades para fazer uma atividade tão importante.
Não se deve desistir de estudar logística mas sempre alinhando a prática com a teoria, como o artigo da logweb fala “Meirim, da HRM Logística, avalia que o profissional de logística precisa cada vez mais buscar aliar seu conhecimento técnico com sua experiência prática. Estas duas competências precisam estar cada vez mais unidas.”

Para mudar esse panorama de falta de conhecimento sobre esta área tão ampla ninguém melhor do que o profissional, sozinho ele não mudará a situação atual, porém, todos unidos farão uma grande diferença e é neles que está a força para mudar a sociedade e o governo, portanto, que ele não seja tímido, tenha orgulho do que faz, faça com dedicação, tenha ciência da importância que seu trabalho tem, desde os separadores e os operadores de empilhadeira até o mais alto escalão de diretores e gerentes, que não se tomem por arrogância ou falta de educação porque isso demonstraria a “falta do saber” em outras áreas do conhecimento e do bem estar do ser humano, mas, claro, tenha muito orgulho de sua atividade, de sua profissão!

Suas dúvidas foram esclarecidas com esse artigo? Quer continuar acompanhando nossos posts e recebendo nossas dicas? Então assine a nossa newsletter agora mesmo e fique por dentro de todas as novidades!

Baixe o [E-BOOK] SOLUÇÕES LOGÍSTICAS: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER.

                                                                         

Gostou? compartilhe!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial COTLOG www.cotlog.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×