Rua Philip Leiner, 320 - Cotia - SP

BLOG: ENTENDENDO A LOGÍSTICA: O QUE É UM CANAL DE DISTRIBUIÇÃO

ENTENDENDO A LOGÍSTICA: O QUE É UM CANAL DE DISTRIBUIÇÃO

Um dos pesadelos de uma empresa é saber que o produto que ela fabrica não foi adquirido por falta de disponibilidade no varejo. Com a mudança dos hábitos de compra do consumidor nos últimos anos, que, após a estabilidade econômica, começou a utilizar mais os pequenos e médios varejos para compras pontuais, cresceu também a preocupação das indústrias em chegar aos mais variados pontos de vendas. Lembrando que o pequeno varejo cresceu em média 5% no último ano contra 2% das grandes redes.

NOVO CONSUMIDOR

Hoje, para atender a este novo consumidor, o pequeno e médio varejista que, antes realizava, por exemplo, um pedido semanal de um lote grande agora, semanalmente, costuma elevar o valor gasto, mas aumentando a frequência dos pedidos, ou seja, ao invés de um pedido grande, serão dois ou três pedidos menores.  Esta pequena mudança representa uma enorme adaptação para o setor de distribuição.

Agora, ao invés de uma única visita semanal, o vendedor precisa realizar duas visitas e duas entregas na mesma semana. Com estoques menores dentro do varejista, o prazo de entrega passou a ser fundamental para que não houvesse ruptura nas prateleiras.

Consequentemente, as indústrias passaram a investir, pesadamente, para terem os produtos expostos no maior número possível de gôndolas. E o distribuidor ganhou maior importância e apoio da indústria na mesma medida em que passou a ser mais exigido por uma melhor prestação de serviços na defesa das marcas.

Cabe ao distribuidor apoiar à indústria no ponto de venda, oferecendo um mix de produto mais apropriado para cada varejista, com preços competitivos, e garantindo a entrega desses produtos em todo o País, seja em grandes centros urbanos ou em municípios cujo acesso só pode ser feito de barco. A ativação de material promocional e parcerias em ações comerciais também passaram a ser uma expectativa do varejo em relação aos seus distribuidores.

Com o aumento da exigência, os distribuidores precisaram desenvolver uma logística impecável, desde a captação, análise comercial e financeira dos pedidos, até a complexa operação para fazer os produtos chegarem ao ponto de venda.

 O DESAFIO DE FAZER A ENTREGA

O desafio de fazer a entrega com o menor percurso, no menor prazo, sem erros ou inversão de produtos, sem avarias e com o menor custo possível, passou a exigir níveis de eficiência cada vez mais elevados. Dessa forma, nasceram as ferramentas de softwares especializadas, neste segmento, acompanhadas de processos maduros e mais adequados a cada estrutura física e perfil de produtos.

O custo da logística, desde o recebimento do produto da indústria, é o mais elevado, só perdendo para a própria aquisição do material dentro do custo total da distribuidora. Nesta parcela, estão contemplados os investimentos com pessoas, equipamentos, tecnologia, estrutura física, veículos, combustível, avarias, roubo etc.

INVESTIMENTO

Investimentos que tragam melhorias a este processo costumam se pagar muito rapidamente. Por isso, existe um grande crescimento na utilização de WMS (Warehouse Management System), coletores de dados, roteirizadores, rastreadores e todo tipo de metodologia que, aliada a estas ferramentas, aumente a agilidade e segurança do processo.

Essas e outras evoluções, cobradas por todos demais elos da cadeia, fazem com que a logística seja cada vez mais o braço direito do distribuidor e que este se fortaleça ainda mais como agente indispensável para fazer funcionar toda a nova e eficaz máquina de produção, abastecimento e consumo.

Com mais de 40 anos no mercado a Cotlog provê soluções exclusivas, com transparência e confiabilidade. Com o amadurecimento da empresa nos últimos 10 anos, incorporamos novos serviços únicos e inovadores. Contamos com duas empresas dedicadas a encantar nossos clientes, agregando valor a sua cadeia e colaborando com seu crescimento.

Agende uma reunião  com um dos nossos especialistas da CotLog e conheça nossos diferenciais.

Gostou? compartilhe!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial COTLOG www.cotlog.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×