Rua Philip Leiner, 320 - Cotia - SP

BLOG: LOGÍSTICAS DE DISTRIBUIÇÃO: COMO FUNCIONA?

LOGÍSTICAS DE DISTRIBUIÇÃO: COMO FUNCIONA?

A logística de distribuição tem como objetivo disponibilizar a quantidade de mercadorias certa, no momento certo e no lugar certo, sendo preciso otimizar processos para que as operações sejam rentáveis e lucrativas.

Para que esse objetivo seja alcançado é preciso um planejamento detalhado e estruturado para garantir um retorno sobre o investimento mínimo e a satisfação do cliente, estando atento ao atual cenário econômico que estamos vivenciando, para não existir margens para erros, pois a pontualidade é o que garante o grande diferencial no mercado e atrasos na entrega, por exemplo, podem resultar na perda da venda e do cliente e para que isso não aconteça, a cadeia de abastecimento deve ser integrada.

A CotLog explica hoje para você as etapas chaves no processo de logística de distribuição e a importância de cada uma delas para que você também otimize os seus processos alcance os resultados almejados:

1. Administração de transportes

A administração de transportes é uma das etapas que mais agrega custo ao produto, sendo a informação a base para qualquer tomada de decisão. Informações como análise de custos, quem vai transportar (frota própria ou terceirizada), assim como qual será a estrutura necessária, são fatores fundamentais para um serviço com melhor desempenho. Mesmo quando o serviço de transporte for terceirizado, é necessária uma boa administração para que a contratação seja vantajosa. É necessário fazer várias negociações para que se chegue no melhor consenso sempre através de uma negociação ganha-ganha entre as partes envolvidas.

2. Conferência de cargas na expedição

Durante a expedição, etapa final dentro de um Centro de Distribuição, é necessário conferir as cargas em quantidade e tipo. Ferramentas como leitores de código de barras podem dar segurança nesta conferência. Erros na conferência podem acabar em devoluções e retrabalhos – fantasmas que amedrontam muitos distribuidores ainda hoje. A devolução gera prejuízos tanto para o distribuidor quanto para o varejista. Temos como exemplo os alimentos perecíveis, o prazo de validade continua contando quando o produto é devolvido, ou seja, a chance de perda desse produto pelo fator tempo é muito maior, seja na prateleira do mercado, seja no armazém de distribuição.

3. Controle de fretes

Com o controle de frete, a empresa otimiza inúmeras atividades, ganhando rapidez nas operações e aumentando o controle financeiro e de qualidade. A gestão de frete nas empresas ajuda a controlar todo o ciclo de contratação de transportes, que inclui a cotação e negociação das tabelas e o pagamento pelo serviço. A CotLog conta com  o LogSis  através do nosso aplicativo LogSis, nosso cliente pode consultar a chegada de seu material, a expedição, monitorar as entregas, visualizar estoque e fazer pedidos. Tudo rápido e prático. Baixe agora no seu smartphone.  A CotLog Soluções Logísticas permite o monitoramento de todo o processo, oferecendo ferramentas para conferência das faturas e dos conhecimentos, ocorrências de atraso, baixa das entregas, confirmação do embarque entre outras informações que monitoram a entrega, como notas fiscais, por exemplo. O LogSis é uma ótima opção para o controle e rastreabilidade dos materiais e através de nossa plataforma web existe o controle total dos fretes utilizando as ferramentas de forma combinada, os clientes da Cotlog costumam economizar muito na logística.

4. Monitoramento e análise de indicadores

Os Indicadores Chave de Desempenho LogísticoKPIs, servem para avaliar e medir o nível de desempenho de processos. Eles devem refletir a estratégia e meta dos distribuidores. Os indicadores principais no ambiente de distribuição incluem tempo em trânsito, devoluções, exatidão das notas de transporte e pontualidade das entregas.

Saber como estruturar sistemas de distribuição que atendam de forma econômica mercados de todo o País e oferecer níveis de serviços cada vez mais altos não é muito fácil, por isso, distribuidores que não possuem expertise em cuidar de todas essas etapas com excelência costumam buscar ajuda de operadores logísticos. Com critérios de escolha da empresa parceira bem definidos, a terceirização das operações pode ser uma boa decisão.

5. Roteirização de entregas

Sabemos que o transporte representa um dos maiores custos dentro da logística de distribuição e se não for bem planejado, pode gerar grandes prejuízos para as empresas. A entrega tem um papel importantíssimo na maximização do aproveitamento de recursos de transporte, e nesse caso, deve-se considerar custos, prazos e qualidade. Diante dessa realidade, os distribuidores estão apostando em roteirizadores inteligentes capazes de identificar as melhores rotas, ou seja, aquelas com menor tempo, distância e qualidade (situação das estradas, por exemplo, no caso do modal terrestre). Trabalhando dessa forma, economiza-se além de combustível e tempo, os gastos com manutenção do veículo de transporte.

Como você viu até aqui, a logística de distribuição é uma cadeia complexa, mas que pode ser monitorada, mensurada e, por isso, melhorada. O processo de entrega faz parte dessa cadeia e tem papel importante no todo.

Atender a demanda do cliente e fornecer um serviço superior é um dos benefícios mais importantes do bom gerenciamento de logística. Os consumidores exigem uma melhor entrega, e isso tem efeitos ondulatórios na cadeia de fornecimento, criando a necessidade de os expedidores prestarem um serviço rápido, preciso e de qualidade. Nesse sentido, a gestão de logística é responsável por satisfazer as demandas dos clientes.

O gerenciamento eficiente da logística de distribuição também é importante para criar visibilidade na cadeia de suprimentos da empresa. Ele impulsiona o aumento de receita à medida em que proporciona um atendimento aprimorado ao cliente, o que pode trazer uma boa reputação à marca e gerar mais negócios, ao mesmo tempo em que cria oportunidades para reduzir os custos nas operações.

Assim, é correto afirmarmos que a boa gestão da logística de distribuição dará à sua empresa o controle sobre o frete de entrada, manterá os estoques em bons níveis, organizará o fluxo reverso de mercadorias e utilizará os movimentos de frete nos modais de transporte adequados — que podem reduzir custos significativamente.

Como está a gestão da logística de distribuição no seu empreendimento? Gostou das nossas dicas? Conte pra gente pelos comentários e até a próxima!

Solicite uma reunião com um de nossos consultores da CotLog, conheça nossos diferenciais!

Gostou? compartilhe!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial COTLOG www.cotlog.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×