Rua Philip Leiner, 320 - Cotia - SP

BLOG: O QUE É O SETOR DE LOGÍSTICA EM UMA EMPRESA?

O QUE É O SETOR DE LOGÍSTICA EM UMA EMPRESA?

O processo logístico é fundamental para o bom andamento de qualquer negócio.
Independentemente de você ter experiência em varejo ou ter trabalhado no ramo, é
essencial entender o papel que esse setor desempenha e como ele influencia em
todas as outras áreas de uma empresa. Quer saber mais? É só continuar lendo o
artigo!

Logística: uma atuação essencial em qualquer empresa

Se você passar pela área logística de uma empresa provavelmente verá pessoas lidando com planilhas de Excel avançadas, plataformas de controle de estoque e negociações com fornecedores. São muitos números e índices de qualidade para se analisar!

Mas, efetivamente, o que a área faz? Para entender melhor o dia a dia deles, pense nas situações que coloco aqui. Se não há quem compre e controle a matéria-prima necessária para a produção de um item, é impossível produzir os produtos e materiais que a empresa oferta ao mercado. E se não há quem cuide da distribuição e transporte, não há como o produto chegar à fábrica, à loja ou à casa do consumidor. Além disso, imagine se um cliente ficar sem o produto final, porque o transporte não foi programado corretamente. E imagine se um produto jamais for entregue, simplesmente por não ter o material certo para ser produzido. Todos esses problemas podem ser evitados com o planejamento da logística.

A área de logística, portanto, é o coração da organização. Trata-se de uma área responsável por gerir e administrar todos os recursos da empresa, o que inclui os processos de produção, controle e distribuição. Este conceito surgiu durante a guerra, época em que alguns militares eram responsáveis por armazenar e distribuir os equipamentos e recursos que seriam usados nos campos de batalha.

Com o tempo, este ofício foi aprimorado e passou a fazer parte do dia a dia de grandes empresas como o departamento encarregado de organizar estoques, controlar entradas e saídas, gerir compras, direcionar todos os materiais e garantir o transporte das mercadorias para o local certo na hora certa na quantidade certa e no menor custo possível. Não é um cotidiano fácil, mas é gratificante
saber que depois de tanto planejamento e planos de ação, os processos estão funcionando corretamente. Quando executado com primor, este processo faz com que a empresa reduza seus gastos e controle os recursos disponíveis nos depósitos.

Etapas do Processo Logístico

Agora que você já sabe o que é um processo logístico e entende a sua importância é hora de aprofundar seu conhecimento. Então, veremos quais são as etapas que completam essa área. Confira abaixo!

Administração de materiais e recursos:

Esse passo consiste na realização de um levantamento preciso e detalhado das necessidades de cada área da empresa. São informações preciosas que reúnem tudo o que será necessário para que a produção seja feita e distribuída ao mercado. É fundamental que a área observe o controle do estoque, pois este deve estar devidamente organizado e preenchido de acordo com as demandas que surgirem, de modo que não faltem ou sobrem produtos.

Armazenamento:

Esse ponto do trabalho se refere aos métodos e técnicas de proteção, conservação e controle de todos os produtos disponíveis em estoque para uma possível distribuição. Depois de prontos, os produtos e mercadorias ficam guardados nos chamados centros de distribuição até serem transportados para os compradores e compartilhados no mercado.

Distribuição:

Esta etapa não está relacionada apenas ao transporte dos produtos finais, mas aos métodos, sistemas e equipamentos utilizados para o escoamento de todos os pedidos ou materiais produzidos ao mercado, além dos prazos de saída e entrega das mercadorias para o consumidor.

Administração de compras:

Esse passo se refere a tudo o que será preciso comprar para que os materiais sejam produzidos de forma efetiva e no tempo determinado. Isso inclui a escolha dos melhores fornecedores, tipos de matéria-prima, quantidades, orçamentos e preços. Aqui é preciso que a área se organize para muitas reuniões e ligações telefônicas de negociação.

Transporte:

Esta fase se refere à escolha do meio de transporte ideal para a distribuição das mercadorias, dos profissionais responsáveis, dos equipamentos necessários, do controle e prazos de entrega. Tudo deve ser entregue de forma segura e com total qualidade que o consumidor almeja.

Com organização, conhecimento, planejamento, tecnologia e foco nas boas práticas, gestores conseguem erguer o setor de logística de suas empresas para outro patamar, reduzir custos e operar com muita eficiência.

Você faz ou já fez parte da logística? Ou já acompanhou um processo logístico?
Escreva nos comentários suas observações!

Suas dúvidas foram esclarecidas com esse artigo? Quer continuar acompanhando nossos posts e recebendo nossas dicas?
Então assine nossa newsletter agora mesmo e fique por dentro de todas as novidades!

Baixe o [E-BOOK] SOLUÇÕES LOGÍSTICAS: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER.

Gostou? compartilhe!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial COTLOG www.cotlog.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×