Rua Philip Leiner, 320 - Cotia - SP

BLOG: QUAL A IMPORTÂNCIA DA LOGÍSTICA EM EMPRESAS

QUAL A IMPORTÂNCIA DA LOGÍSTICA EM EMPRESAS

A logística é um sistema que organiza o fluxo de informações, materiais e pessoas, com o propósito de atingir um objetivo com agilidade. A logística empresarial engloba todos os procedimentos de mercadorias e o deslocamento de informações. Contudo, para que isso aconteça com eficiência o gerenciamento deve acontecer de modo integrado. O aprimoramento de cada uma das etapas do fluxo é muito importante para o desenvolvimento de todo o sistema. Somente assim é possível garantir excelência no gerenciamento empresarial.

A logística empresarial trata, portanto, do processo de planejar, implementar e controlar de forma eficiente e eficaz o fluxo de informações. É um procedimento integrado para cuidar de suprimentos e distribuição de produtos de forma racionalizada, que vista pelo ângulo empresarial significa o planejamento, gestão e a execução de um processo de controle de todas as atividades ligadas à aquisição de materiais na qualidade e quantidade desejadas, no tempo preciso e com o um preço viável para formar o estoque.

Existem ponto-chaves para a execução do sistema logístico integrado, sendo eles:

Logística empresarial integrada:

Nada mais é que o setor responsável por quatro atividades básicas e importantes para qualquer empresa/fabrica: aquisição, movimentação, armazenagem e entrega de produtos. O planejamento logístico empresarial é, portanto, feito com o objetivo de obter a maior eficiência possível no que diz respeito a tais atividades;

Controle de estoque

Constitui-se em ter disponível o produto para suprir a sua demanda, assim não havendo falhas com os clientes;

Gerenciamento de transporte:

È uma etapa essencial para que o produto chegue em segurança, de forma rápida e nas melhores condições, entregando nas lojas ou diretamente ao cliente.

Gestão de informação:

A gestão da informação dentro de uma empresa/fábrica agrega muito valor ao produto através de supervisão e divulgação de toda informação precisa, interna e externamente. Assim dispondo de um serviço ágil no processo de produção, como a compra e o deslocamento do produto.

Buscando utilizar estes princípios primários, o gerente de logística garante uma base adequada para executar com precisão as etapas de comprar, receber, armazenar, separar, expedir, transportar e entregar o serviço/produto certo, na hora certa, no lugar certo, pelo menor custo possível.

O mercado atual em que vivemos com a competitividade em alta, rápida e exigente mostra urgência em explicar o objetivo da logística usando o termo integração, com o propósito de integrar todos os fatores que desenvolvem a gestão da cadeia.

Distribuição, transporte, armazenamento, estoque e verificação de pedidos em um processo de planejamento, implementação e controle devem buscar resultados eficazes entre as operações logísticas e são etapas importantes que devem ser bem desenvolvidas.

Embora as atividades que envolvem a logística serem praticadas há muito tempo, o conceito de logística empresarial como função integrada de uma empresa é um conceito recente. A inovação da integração refere se ao ato de planejar e coordenar os processos que implementam o caminho pelo qual o produto passa até chegar ao cliente final, tendo sempre como objetivo a otimização total, assim garantindo maior rentabilidade para a empresa como um todo.

No mercado econômico existem variações que preocupam os acionistas, que precisam ter cada vez mais cautela diante do sistema logístico de seus produtos e serviços. Deste modo, é de encargo da logística empresarial utilizar inúmeras técnicas estratégicas para atender ao mercado.

Portanto, a logística é uma ferramenta importante para empresa. E deve ser levada a sério, pois uma logística mal planejada pode prejudicar todo o cronograma. E isso não é só da organização. Os fornecedores devem ter também um bom planejamento logístico. As empresas devem, por obrigação, conhecer a fundo quem são seus fornecedores. Deve conhecer suas instalações, o seu processo de produção e até mesmo buscar referências.

Suas dúvidas foram esclarecidas com esse artigo? Quer continuar acompanhando nossos posts e recebendo nossas dicas? Então assine a nossa newsletter agora mesmo e fique por dentro de todas as novidades!

Baixe o [E-BOOK] SOLUÇÕES LOGÍSTICAS: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER.

 

 Até a Próxima Semana!

Gostou? compartilhe!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial COTLOG www.cotlog.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×