Rua Philip Leiner, 320 - Cotia - SP

BLOG: Logística promocional como garantir a eficiência operacional

Logística promocional como garantir a eficiência operacional

Todo evento ou ponto de venda (PDV) necessitam de materiais de comunicação e divulgação. Certo?

Enquanto o marketing promocional busca fortalecer marcas, aumentar as vendas e fidelizar os clientes, a logística promocional abastece eventos e ações com o material necessário.

O setor que atende essa demanda chama-se marketing promocional. Entretanto, para que uniformes, brindes, estandes e todo material que compõem as campanhas cheguem ao lugar correto na hora certa, o marketing promocional apoia-se na logística promocional, um ramo ainda pouco explorado no Brasil mas em constante crescimento.

Cabe dar uma atenção especial às ações em pontos de venda. Sabe-se que essa atuação direta com o consumidor tem um impacto muito bom para a marca que investe nesse modelo de promoção.

A logística promocional é uma área que já movimenta dezenas de bilhões de reais no Brasil, contando cada vez mais com inovações tecnológicas para atender com segurança, tranquilidade e qualidade a gestão logística que facilitam o dia a dia dos clientes. Ela pode ser utilizada por empresas de diversos segmentos de atuação entre elas: bens de consumos, alimentos, indústrias, montadoras, agências de promoção, empresas que investem em marketing promocional, etc.

A logística promocional é um ponto crucial para que as campanhas de marketing sejam bem-sucedidas e, devido a isso, requer muito planejamento, análises e acompanhamento. É composta por várias etapas, que vão desde o recebimento dos materiais, até a montagem de kits e envio para os pontos de venda. Ela é responsável por uma grande parcela dos custos gerados em uma campanha de marketing e causa influência sobre o sucesso da estratégia adotada.

A missão da Cotlog é simplificar a gestão logística de nossos clientes, deixando todo processo, mais simples, mais rápido e seguro.

Nossa operação é totalmente monitorada por câmeras, temos uma acuracidade nessa modalidade acima da média do mercado. Somos especialistas na logística promocional, com a maioria dos nossos clientes nesse segmento.

Desde o recebimento, armazenagem, faturamento, expedição, distribuição e transporte nosso foco total é no atendimento ao cliente.

Confira algumas dessas soluções baixe o [E-BOOK] SOLUÇÕES LOGÍSTICAS: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER.

Para ajudar a garantir a eficiência operacional e, consequentemente, um desempenho satisfatório, listamos abaixo 5 cuidados que devem ser tomados:

Planejamento da disponibilidade de estoques

A logística promocional possui diversas fases e a gestão dos estoques de materiais é um ponto crucial. Nesse sentido, para garantir que o planejamento seja cumprido, é preciso ter conhecimento das demandas dos pontos de vendas e determinar quais as quantidades necessárias para atendê-la.

Também é importante alinhar o cronograma na hora de negociar com o fornecedor, já que o prazo de envio deve ser bem menor que o tempo necessário para disponibilizar os itens no PDV.

Padronização dos processos

Algumas atividades, como o manuseio dos materiais e a montagem dos kits, podem requerer um cuidado maior ou uma forma adequada de execução. Nesse sentido, se uma equipe interna é responsável por essa etapa, é necessário padronizar e formalizar os métodos de trabalho ideais.

Por outro lado, se o processo é executado pelo operador logístico, deve-se repassar as orientações e alinhar as necessidades, garantindo que o parceiro de negócio colocará o modelo em prática — isso é importante para evitar avarias, envio de kits incompletos, entre outras perdas que podem acontecer na operação.

Nossa preocupação é de conscientizar da importância da embalagem na integração logística tendo uma visão globalizada do processo.

Atenção aos prazos

Quando se estabelece um prazo para que o material esteja disponível no PDV, deve-se considerar que isso não envolve apenas o processo de entrega. Em outras palavras, é preciso planejar os prazos do fornecedor, os de estoque (recebimento, armazenagem, separação), de montagem e também o de transporte.

Isso significa que todas as variáveis devem ser bem planejadas e executadas com o foco em cumprir o cronograma geral, evitando atrasos — imagine um produto novo no ponto de venda sem a devida comunicação visual, ou uma equipe sem os uniformes: a estratégia será totalmente falha.

Seleção de parceiros confiáveis

Outro ponto que vale a pena citar é a importância de escolher um bom operador logístico para prestar os serviços. Nesse sentido, os cuidados envolvem:

  • A reputação da empresa no mercado;
  • A avaliação dos clientes;
  • Os prazos e preços praticados;
  • A relação custo-benefício;
  • O investimento em tecnologia (modernização e eficiência dos processos, além da possibilidade de monitorar cada etapa da operação).

Dentro do possível possível, o ideal é optar pela contratação de um fornecedor de serviços que já tenha alguma experiência com a logística promocional. Leia mais em A Importância da Logistica nas Organizações.

Monitoramento do processo da logística promocional

Por fim, também é importante monitorar cada fase de toda a operação, visto que isso ajuda a identificar falhas com antecedência e permite uma ação rápida — e mais eficaz. Dessa forma, se existe um problema ainda na entrega do fornecedor, por exemplo, torna-se possível tomar decisões ou reorganizar os processos para que o atraso não gere impactos no envio para o PDV.

No artigo de hoje, você viu alguns cuidados que devem ser tomados neste tipo de operação, mas existem diversas outras ações de melhorias que podem — e devem — ser adotadas por sua empresa e parceiros.

Sua empresa possui um setor de logística interno ou terceiriza esse tipo de serviço?

Caso sua empresa necessite de logística promocional lembre-se que a escolha do operador logístico pode ser considerada um fator estratégico.

Gostou deste artigo? Então acompanhe nosso blog e se inscreva agora mesmo para aproveitar todos os conteúdos!

Fale com um de nossos especialistas e tire suas dúvidas.

+55 11 4612.4680 

Até a Próxima Semana!

Quer saber mais sobre a CotLog Soluções Logísticas?

Gostou? compartilhe!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial COTLOG www.cotlog.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×