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OPERACIONALIDADE NA LOGÍSTICA

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OPERACIONALIDADE NA LOGÍSTICA

Vivemos em tempos de muito dinamismo e hiperconectividade entre pessoas e instituições. A sensação de urgência parece ser mais intensa, fazendo com que serviços em geral tenham que ser cumpridos de forma mais rápida, eficiente e com um alto grau de exigência.

Por conta disso, investir em boas práticas para organizar o setor de logística é a prioridade de diversas empresas que desejam ter rentabilidade e virar referência em um mercado competitivo.

Atualmente, é cada vez mais decisivo para empresas investir em métodos para aprimorar a eficiência das etapas da cadeia de produção e distribuição, elevar o rendimento das atividades e agregar valor para o cliente final.

Como sabemos, o setor de logística coordena todo o fluxo de produção e deslocamento de materiais, envolvendo um grande volume de informações e profissionais. Devido à sua complexidade, para garantir a excelência, empresas precisam investir em processos integrados, bem-planejados e otimizados de modo que todas as atividades sejam eficazes. 

Para as organizações, o setor de logística é crucial para conquistar um diferencial competitivo e ampliar sua atuação no mercado. Ao mesmo tempo, os custos da cadeia de distribuição abocanham grande parte das despesas da empresa.

Nesse cenário, quanto mais inovadoras e estratégicas forem as técnicas incorporadas na logística, maior serão a redução de gastos e a lucratividade para o negócio. Com processos mais acertados, a empresa ganha produtividade, eficiência, agilidade e consegue oferecer serviços de qualidade superior.

Se esse é o objetivo do seu negócio, continue a leitura deste artigo completo sobre como gerenciar melhor seu setor de logística em 4 passos essenciais. Acompanhe!

CONHEÇA OS 4 PILARES DA LOGÍSTICA DE SUCESSO

1.   PLANEJAMENTO

Para ter sucesso no setor de logística, existem pontos-chave que, quando bem executados, permitem a gestão eficaz e precisa de etapas como a compra, recebimento, armazenamento, separação, expedição, transporte e entrega de diversos produtos ou serviços pelo melhor custo-benefício.

O planejamento e o mapeamento de processos do setor de logística são cruciais para dar suporte ao gestor, que tem controle total de toda a cadeia de produção e distribuição. Quanto maior for o domínio das informações e das atividades, mais simples será apontar fragilidades e possíveis erros.

A estrutura do planejamento logístico pode ser dividida e realizada em três níveis, como vemos a seguir:

Nível estratégico: nesse momento, toda a rede logística da empresa é mapeada e são decididos planos que estejam em sintonia com as metas, valores e missões do negócio.

Nível tático: aqui, as ideias são traduzidas em ações que coloquem os objetivos da empresa em prática.

Nível operacional: nessa esfera, acontece a coordenação das tarefas criadas pela base tática que são suporte para uma meta maior a ser atingida. 

Com organização e acompanhamento rígido do início ao fim, gestores são capazes de prever desafios, tomar decisões mais rapidamente e solucionar imprevistos de forma objetiva.

2.   CONTROLE DE ESTOQUE

Realizar uma gestão inteligente de estoque é uma das práticas mais importantes da cadeia logística. Itens guardados em excesso podem expirar ou ficarem obsoletos. Além disso, materiais parados implicam custos de armazenagem e comprometem o capital de giro da empresa. Por outro lado, a insuficiência de insumos prejudica a produção e a entrega no prazo dos pedidos.

Como vemos, tomar a decisão correta sobre o que e o quanto estocar depende de análises estratégicas que envolvem a previsão de demanda, sazonalidades, tendências de mercado, gestão de compras e fornecedores, entre outros assuntos cruciais que devem ser pensados com cuidado.

Um caminho razoável é sempre manter um controle rígido dos níveis de estoque e focar em uma abordagem equilibrada em relação à quantidade de produtos, baseada em um volume máximo e um mínimo para cada item de acordo com a sua saída.

3.   TECNOLOGIA

O uso de recursos tecnológicos já é uma realidade no ambiente corporativo. Na gestão do setor de logística, a adoção dessas ferramentas é ainda mais decisiva, visto que o volume de informações e a quantidade de etapas na cadeia de distribuição são expressivos.

Existe uma série de recursos tecnológicos que oferecem soluções completas e integradas para a gestão de todas as etapas da cadeia logística. Tanto hardwares quanto softwares são utilizados para assegurar o planejamento estratégico e otimizar funções como transporte e armazenamento.

O uso dessas ferramentas resulta em um incrível ganho de tempo, qualidade e precisão das tarefas, além de promover a redução de custos, erros e desperdícios.

A tecnologia auxilia na redução do custo de transporte, na desburocratização de processos e cria um ambiente de concorrência mais ético.

Por mais eficientes que sejam os processos de uma empresa, eles podem ser ainda melhores e mais rápidos com a implementação de ferramentas tecnológicas. A evolução acelerada do mercado e o intenso dinamismo do setor ressaltam o fato de que, se empresas desejam ser competitivas e elevar suas operações logísticas a novos patamares, elas precisam inovar e ficar atentas às tendências.

Com a tecnologia como aliada cuidando de etapas operacionais, gestores e demais profissionais estão liberados para tratar de assuntos mais estratégicos que dizem respeito ao direcionamento da empresa e à solução de problemas críticos. Isso faz toda a diferença para o crescimento estruturado do negócio, que tem o setor de logística eficaz como sua base.

4.   COMPROMISSOS COM OS PRAZOS

Realizar entregas dentro da data estipulada é um dos objetivos finais da logística. Cumprir prazos é, portanto, um dos mecanismos de reforço da imagem e da credibilidade da marca mais importantes. Com planejamento e organização, essa meta fica mais fácil de ser atingida, e a empresa fideliza seus clientes.

Para exibir um crescimento saudável, reduzir riscos e ter mais lucros, as empresas precisam contar com um setor de logística bem-organizado. Somente dessa forma, elas conseguirão atender seus clientes com mais qualidade e eficiência, além de ganhar uma posição de destaque no mercado. Por isso, não perca tempo e aposte em nossas dicas!

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