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CADEIA DE DISTRIBUIÇÃO: CONHECIMENTO GERA ENGAJAMENTO

Engana-se quem pensa que a cadeia de distribuição é apenas um intermediårio entre o fabricante e o consumidor. Essa visão ultrapassada faz com que muitas empresas percam oportunidades valiosas de relacionamento com esses canais.

Promover o alinhamento de estratĂ©gias e objetivos entre indĂșstria e canais Ă© um passo importante para reduzir os conflitos comuns dessa relação e gerar valor agregado aos produtos. Inclusive, uma pesquisa da Gallup sobre o assunto revela que as empresas que conseguem esse engajamento reduzem em atĂ© 63% os atritos com seus clientes B2B.

Mas, como promover uma aproximação de fato com a cadeia de distribuição? A resposta estå na gestão de relacionamento. Se as açÔes voltadas ao consumidor vão além do produto, buscando satisfação e fidelização, por que não trabalhar o marketing de relacionamento também no contexto B2B?

Cadeia de distribuição: conhecimento gera engajamento

A gestĂŁo de relacionamento sĂł Ă© possĂ­vel com o mapeamento dos objetivos da empresa. A partir das metas chegamos a outro ponto essencial, que Ă© a definição do pĂșblico-alvo do programa. No caso da cadeia de distribuição, hĂĄ o desafio de incluir e compreender os diversos perfis de participantes. É esse conhecimento que vai nortear mecĂąnicas, regras e premiaçÔes de um programa para canais.

Para fazer com que canais e indĂșstrias falem a mesma lĂ­ngua, Ă© preciso estudar as possibilidades para criar uma relação ganha-ganha, ou seja, com vantagens para os dois lados. Por isso, Ă© tĂŁo importante entender o que motiva as pessoas que estĂŁo por trĂĄs dos vĂĄrios nĂ­veis da cadeia de distribuição.

Perfis, necessidades e histĂłrico

O foco do Loyalty 3.0 Ă© o participante. E nĂŁo poderia ser diferente, afinal, sĂŁo os membros do programa de relacionamento e incentivo que auxiliam as empresas a alcançarem as metas traçadas. Assim, conhecer os pĂșblicos dos canais se torna uma vantagem competitiva.

Quando temos diversos grupos, como Ă© o caso dos canais de vendas e distribuição, devemos pensar diferentes formas de atração e engajamento com base em informaçÔes pessoais e profissionais. Busque dados que possam responder quem sĂŁo as pessoas da cadeia de distribuição e qual o envolvimento delas com a empresa. HĂĄ muitas maneiras de buscar isso, seja por pesquisas ou açÔes de incentivo que estimulem esses agentes a compartilhar informaçÔes sobre suas preferĂȘncias e caracterĂ­sticas.

A partir disso se constrĂłi um histĂłrico do participante com a empresa, que irĂĄ ajudar a formatar melhor as açÔes de incentivo. As percepçÔes e experiĂȘncias com a marca auxiliam desde a escolha das mecĂąnicas do programa atĂ© a definição de prĂȘmios. Se determinado grupo nĂŁo reage bem Ă s metas, Ă© possĂ­vel recorrer aos dados de açÔes anteriores para redefinir comportamentos e canais de comunicação, por exemplo. Quem sabe a resposta seja mais positiva com o uso da Gamificação ou com um treinamento para os integrantes conhecerem melhor o programa e replicĂĄ-lo internamente?

GestĂŁo de relacionamento para facilitar processos

 Engajamento é uma vantagem competitiva para as empresas pois abre caminhos. Veja um exemplo: como normalmente um fabricante que trabalha com vårios canais intermediårios consegue definir previsÔes de vendas? Imagine que, ao incentivar a equipe no PDV, é possível reunir informaçÔes sobre a aceitação de um novo produto em cada região e até mesmo o perfil dos consumidores.

Com isso, a organização pode ter um resultado melhor tanto na exposição dos itens, quanto na distribuição e gestão de estoques. Adicione a isso o acompanhamento de dados em tempo real e teremos subsídios valiosos para criar ofertas direcionadas ou mudar estratégias.

Hå um mundo de possibilidades quando se conhecem os agentes da cadeia de distribuição e quando estão claros os objetivos a serem alcançados. Estå precisando de auxílio com o desenvolvimento ou melhorar a logística da sua empresa através dos canais? 

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