BLOG: 4 FORMAS DE REDUZIR CUSTOS COM DISTRIBUIÇÃO PARA PDVs
Certamente um dos processos mais complexos no varejo é fazer a reposição de produtos nos pontos de venda (PDVs) com eficiência e ao menor custo. O Tiago, que é responsável pela área de operações em um grande varejo, sabe bem disso e todos os dias pensa em formas inovadoras de melhorar o processo para chegar ao nível de excelência. Tiago conhece muito a solução de planejamento e reposição que utiliza e sabe que ela pode ajudá-lo nesta missão.
Como fazer um bom gerenciamento de categorias no PDV?
O gerenciamento de categorias no PDV envolve várias questões, todas elas pautadas no bom entendimento do mercado, dos consumidores e das suas ações de trade marketing. Aqui, listamos as melhores práticas para você não errar na hora de definir suas estratégias.
Conheça o mercado
É importante conhecer o mercado para que você possa realizar um bom gerenciamento de categorias no PDV.
Saiba quais são as necessidades do consumidor e do varejo, como a categoria almejada se comporta, qual é o retorno esperado e o que a concorrência está ofertando, e a partir daí, trace metas contundentes com as suas informações e estratégias. Com esse estudo, é possível identificar gaps de produtos não ofertados na região ou especificamente para o varejo, e, assim, inserir a sua marca para suprir essa demanda em posição de destaque.
Sortimento
O gerenciamento de categorias é o que define o mix de produtos a ser ofertado, levando em consideração o estudo de mercado feito anteriormente pela sua equipe de trade marketing.
O sortimento é, normalmente, a estratégia que mais encanta os shoppers, que se importam muito com a variedade.
Dessa forma, um bom gerenciamento de categorias se dedica a identificar a melhor forma de apresentar vários produtos no mesmo espaço, levando em conta a comodidade dos consumidores.
Reposição de produtos
A reposição é o trabalho mais simples do gerenciamento de categorias no PDV, mas também deve ser realizado perfeitamente, já que define o sucesso de todo o seu planejamento.
Não adianta estabelecer categorias baseadas em informações contundentes se os produtos simplesmente não estarão lá quando os shoppers procurarem por ele. Nesse ponto, a gestão do estoque também é de suma importância, pois é ela que vai garantir a reposição rápida e assertiva, assim como minimizar o custo por perdas.
Introdução de novos produtos
Nós já estabelecemos que a variedade fala alto nas estratégias de gerenciamento de categorias no PDV, sendo que aumentá-lá com a oferta de novos produtos é fundamental para que as pessoas desenvolvam um ótimo relacionamento com a sua marca.
A introdução de novos produtos deve ser pensada com a visão do comprador, que possui várias necessidades. Identificar formas alternativas de saná-las é o ideal, e os novos produtos são a principal estratégia para conquistar esse objetivo.
O Tiago já colhe os resultados dessa redução de custos. E você, quer saber mais? Entre em contato conosco; teremos prazer em atendê-lo/a e mostrar como uma boa solução de planejamento e reposição vai ajudá-lo/a a obter estas vantagens competitivas.
Tem outras dúvidas sobre Distribuição de PDVs? Compartilhe com a gente!
Baixe o [E-BOOK] SOLUÇÕES LOGÍSTICAS: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER.
Até a Próxima Semana!