Rua Philip Leiner, 320 - Cotia - SP

BLOG: INVENTÁRIO: QUAL SUA IMPORTÂNCIA?

INVENTÁRIO: QUAL SUA IMPORTÂNCIA?

Inventårio de estoque é uma pråtica utilizada por meio da identificação, classificação e contagem dos produtos armazenados com o objetivo de conferir se essas informaçÔes estão de acordo com a realidade do que foi dado como entrada e saída de mercadorias.

Na cadeia de distribuição, a gestĂŁo de estoque Ă© um aspecto muito importante que deve ser observado com cuidado. Afinal, tanto o acĂșmulo quanto a falta de materiais estocados podem ser prejudiciais, pois, em excesso, os produtos podem expirar e comprometer o giro da empresa. Por outro lado, a ausĂȘncia de insumos atrapalha a produção e as vendas.

Estes excessos ou ausĂȘncias podem ser ocasionadas por um erro de separação ou entrada de material, desta forma Ă© perceptĂ­vel o erro imediatamente.

Sendo assim, controlar o estoque para garantir o bom abastecimento da produção Ă© uma das funçÔes mais relevantes no fluxo logĂ­stico. O inventĂĄrio na logĂ­stica realizado de forma eficiente mantĂ©m os nĂ­veis ideais de estoque, de acordo com os objetivos e demandas da empresa. Para ter sucesso nessa etapa, Ă© preciso ser organizado e investir em processos baseados em boas prĂĄticas. Dessa maneira, a empresa consegue colher inĂșmeros benefĂ­cios, tanto financeiros quanto operacionais.

O inventĂĄrio de estoque pode se dividir entre Rotativo, PeriĂłdico e Geral:

InventĂĄrio Rotativo ou CĂ­clico:

Esse processo exige que o estoque seja submetido Ă  contagem com uma frequĂȘncia predeterminada (diĂĄria, semanal, quinzenal ou outras). Dessa forma, as informaçÔes de estoque sĂŁo atualizadas em perĂ­odos cĂ­clicos, de acordo com as necessidades da empresa em suprir uma demanda.

Geralmente nestes casos é feita uma classificação pela curva ABC, pode ser determinado por produtos que tem maior valor agregado ou maior rotatividade, ou seja, se 20% do produto corresponde a 80% do valor do estoque ou 80% da movimentação, podemos concentrar esforços no inventario nesses produtos, assim é possível evitar quebras no estoque e prejuízos para empresa.. 

InventĂĄrio PeriĂłdico:

A contagem de um inventårio periódico é realizada no final de um período determinado pela empresa. Os principais objetivos são atualizar as informaçÔes do sistema de estoque, elaborar demonstrativos financeiros e corrigir eventuais falhas humanas.

InventĂĄrio Geral:

É a realização de uma contagem que abrange todos os produtos em estoque na empresa, geralmente planejada em ciclos semestrais. Esse tipo de inventĂĄrio interfere diretamente nas operaçÔes das empresas, e muitas das vezes, contam com a participação de uma empresa especializada para a realização das contagens.

Qual Ă© a importĂąncia do inventĂĄrio na gestĂŁo de estoques?

Redução das perdas

Um bom inventårio é capaz de reduzir os custos e evitar desperdícios. Ao quantificar exatamente quantos produtos hå em seu estoque, o gestor evita comprar matéria-prima de forma excessiva, jå que os pedidos aos fornecedores são feitos de acordo com a demanda.

AlĂ©m disso, com o inventĂĄrio em dia Ă© aumentado o nĂ­vel de confiabilidade sistema vs fĂ­sico, que pode ser facilmente utilizado pelo departamento comercial, compras/suprimentos, para vendas ou reposição. TambĂ©m Ă© possĂ­vel identificar desvios e trabalhar para evitĂĄ-los. Se a relação de produtos do inventĂĄrio fĂ­sico estiver em desconformidade com o contĂĄbil, serĂĄ mais fĂĄcil descobrir extravios, furtos e obsolescĂȘncias sempre garantindo a maior acuracidade do estoque.

Bom atendimento

Ao saber exatamente quais produtos estĂŁo disponĂ­veis no estoque, o vendedor otimiza as vendas e aumenta a credibilidade com os clientes. Quando nĂŁo hĂĄ controle de estoque, a propensĂŁo aos erros Ă© muito maior: vender um produto indisponĂ­vel e prometer a entrega imediata, por exemplo, pode irritar o consumidor, que nunca mais fecharĂĄ negĂłcio com a sua empresa.

Cumprimento da legislação

InconsistĂȘncias entre o inventĂĄrio fĂ­sico e o contĂĄbil podem fazer com que sua empresa seja autuada pelo FISCO. Se o fiscal detectar que hĂĄ diferenças entre o estoque declarado de produtos e o estoque real, poderĂĄ penalizar sua empresa com multas altĂ­ssimas que poderĂŁo ameaçar seriamente a saĂșde financeira de seu negĂłcio.

Como podemos ver, o inventårio de estoque vai muito além da contagem de materiais. Ele também é importante para uma série de questÔes que contribuem muito para o bom funcionamento da empresa.

ConclusĂŁo:

Os estoques sĂŁo capital da empresa no formato fĂ­sico (produtos e insumos) eles geram custos financeiros de oportunidade, depreciação, risco de obsolescĂȘncia por produtos substitutos ou por validade,  demandam estruturas e equipamentos para armazenagem, pessoal para movimentação e controle, sofrem riscos de avarias nas movimentaçÔes ou atĂ© mesmo por problemas de manutenção predial (como um goteira por exemplo), portanto, merecem atenção redobrada, processos e tecnologia que garantam um inventĂĄrio mais assertivo a fim de diminuir qualquer prejuĂ­zo financeiro.

Tem outras dĂșvidas sobre InventĂĄrio? Compartilhe com a gente!

Baixe o [E-BOOK] SOLUÇÕES LOGÍSTICAS: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER.

Até a Próxima Semana!

Gostou? compartilhe!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial COTLOG www.cotlog.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×